Sabe quando você começa a tocar um instrumento, junta os amigos, forma uma banda e fica imaginando o dia que será descoberto? Pois esse conto de fadas musical, que parece tão distante em tempos de downloads desenfreados, é o que diferencia a Valetes, grupo de pop rock de Bauru que segue essa trilha e está prestes a estender os tentáculos em território nacional.
Emil (vocal e guitarra), De Léo (guitarra), Vitor Bellote (baixo) e Caio Pelegrini (bateria) tocavam há mais de década. O núcleo inicial atendia pelo nome Crossfire, em 2006, e mudou para essa pegada britpoprock desde 2009, quando resolveram arriscar na loteria: enviaram um CD demo para o estúdio Midas, de Rick Bonadio. "E não é que ele ligou de volta?", espanta-se até hoje o vocalista Emil. "Falei : - Ah, é trote!. Mas não era."
Daquele instante, seguiu-se uma reunião, e hoje Rick vai recebendo material da banda e orientando à distância. "É incrível como pequenos toques se mostram certeiros e mudam totalmente uma música pra melhor", diz o vocalista.
O som, que era bruto na melodia britpop indicada acima ganhou mais harmonia na mistura de pitadas de piano com timbres vocais diferenciados e peso roqueiro. Já passaram dos bares locais para casas de show como Bourbon Street, em São Paulo, até abertura do show de grupos consagrados, como Nx Zero, Fresno, Strike, e a atração internacional A-Ha.